quarta-feira, 18 de abril de 2012

Conselho da Portuguesa-RJ aprova projeto do novo Estádio

O novo estádio terá ampliação da capacidade de expectadores
 dos atuais 3.718 lugares para 15.130
O Conselho Deliberativo da Associação Atlética Portuguesa (AAP) aprovou, nesta terça-feira (17) à noite, o projeto para a construção do novo estádio do Clube, na Ilha do Governador. A construtora PROARC Arquitetura & Paisagem, através dos arquitetos Augusto César Alves, Ronaldo Costa e Rodrigo Machado, fizeram apresentação, bem aceita pelos conselheiros. O novo estádio terá ampliação da capacidade de expectadores dos atuais 3.718 lugares para 15.130.

O projeto foi apresentado e a decisão foi tomada em reunião no Salão Social da Portuguesa. A deliberação era necessária, de acordo com o estatuto do Clube. Dentre os presentes, no total foram 65 votos, sendo que 57 aprovaram o projeto da construção do novo Estádio, apenas três desaprovaram, dois votos nulos e três em brancos. 

O presidente João Rêgo agradeceu aos conselheiros pela confiança na atual gestão:

- Desde o início do nosso mandato, estamos lutando para engrandecer nossa Portuguesa. Essa é a grande chance que temos para levantar o Clube. Sem parcerias não se consegue chegar a lugar nenhum, e essa sempre foi a nossa proposta”, salientou o presidente, que acredita que essa decisão também foi bem aceita pelos sócios. 

Para o secretário Antonio Carlos Dalmas, “a Portuguesa sempre foi uma grande promessa da Ilha do Governador, mas que agora vai virar realidade”. 
Conselheiros votaram "SIM" para o novo Estádio

- O Clube gozava da sua história e sua importância no bairro, mas isso não se fazia presente no dia a dia dos seus associados. Agora, uma nova era está aberta. Com essa nova administração, com o presidente João Rêgo, a tendência é cada vez enaltecer a Ilha e os insulanos. Isso é o mais importante. 

O vice presidente do Jurídico, Alexandre Ayres, acredita que o projeto é a “grande salvação para atual situação do Clube”. Pois, segundo ele, a Portuguesa tem pouquíssimo faturamento para arcar com as inúmeras dívidas. 

- É preciso aumentar o faturamento para suprir as imensas dívidas que nós herdamos de todos os acontecimentos que veio se sucedendo, por ocasião das tantas gestões que nós tivemos. O projeto vai se refletir para toda comunidade da Ilha do Governador, para os Clubes que não têm campo para jogar. É ai que ganha a Portuguesa, pois vai poder alugar sua área e vamos ter faturamento para bancar as obras. Piscina com qualidade, um campo bom, uma área de lazer boa, depende de dinheiro e de projetos, que dão retorno financeiro ao Clube. 

Após a decisão dos conselheiros, as ações ficam por conta do Departamento Jurídico da Portuguesa. 

O PROJETO

Segundo o projeto da PROARC Arquitetura & Paisagem, a arena lusitana terá ampliação da capacidade de expectadores dos atuais 3.718 lugares para 15.130 lugares, através do aumento da atual arquibancada e construção de novo setor na ala leste. Já em outro setor, lugares reservados para camarotes vips, tribunas oficiais para imprensa distribuídas pelas duas alas de arquibancadas de mandantes e visitantes.

No projeto são destacados as requalificações das instalações de vestiários, aquecimento e serviços de apoio das instalações existentes e construções de novas instalações no novo setor de arquibancadas; tratamento acústico e iluminação adequada para competições de quadras e eventos no ginásio já existente; e anexo onde funciona a academia e todas as instalações esportivas do Clube.


A construção de um restaurante panorâmico também faz parte do projeto.  A estrutura será construída na área do Parque Aquático, com vista de 360º.  Tecnologia sustentável, como telhado verde, será utilizada no restaurante. Serão usados aparelhos hidrosanitários, instalações elétricas e materiais com certificação. 


O futuro da humanidade está gravemente comprometido devido à ameaça de escassez da água, o líquido mais precioso da Terra. Pensando nisso, os arquitetos montaram uma estrutura com a captação das águas pluviais das coberturas das alas de arquibancadas, para armazenamento em cisternas que podem alcançar até 13 milhões de litros de água e que podem ser utilizados na rega do gramado e descargas de vasos.

A parceria prevê um investimento na ordem de R$ 24.000.000,00 (vinte quatro milhões de reais). 

Diretoria comemorou a conquista


As informações são da Assessoria de comunicação da AAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário